12 de fevereiro de 2016

Aliens podem pensar que a Terra é inabitável


Aqueles que não acreditam que os aliens já estão vivendo na Terra muitas vezes perguntam: "Por que eles ainda não vieram aqui?" Uma resposta recente foi a de que eles estão mortos e não são mais capazes de viajar. Outra possibilidade é que eles não pensam que a Terra é habitável. Cerca de 7,4 bilhões de terráqueos perguntam: "Por que eles pensariam isso? Deveríamos estar preocupados?"

O Astrônomo Rory Barnes propõe essa teoria em seu estudo que está prestes a ser lançado no The Astrophysical Journal. Como professor de astronomia do Laboratório Planetário Virtual da Universidade de Washington, Barnes desenvolveu um índice de habitabilidade para analisar a possibilidade de vida em outros planetas. Enquanto fórmulas anteriores analisaram se a órbita de um planeta em torno de uma estrela estava em uma zona habitável (muitas vezes chamado de zona de Goldilocks) onde ele teria a pressão atmosférica adequada para água líquida na superfície, Barnes vai muito mais longe.


O novo índice também leva em conta quão rochosa é a superfície de um planeta e a degenerescência de sua excentricidade-albedo - uma proporção de energia refletida da superfície contra a circularidade de sua órbita e quanto estrela da energia que recebe.

NOTA
Excentricidade: um valor que define a forma de uma elipse ou órbita planetária; a proporção entre a distância focal e o eixo maior.
Albedo: reflectividade de um objecto; percentagem da luz reflectida em relação à luz incidente.
Fonte: http://solarviews.com/portug/terms.htm

Em termos simples, um planeta habitável precisa de um bom equilíbrio de luz e energia entre o momento em que é mais próximo de sua estrela e quando é mais distante - um equilíbrio que é servido melhor por uma órbita mais circular.

Barnes inseriu dados da Terra na fórmula e obteve algumas notícias desanimadoras - nosso planeta só marcou 82% no índice de habitabilidade. Ele explica o problema:

Basicamente, onde perdemos alguma probabilidade ou chance de vida, é por estarmos muito perto do Sol. Na verdade, estamos perto da borda interna da zona habitável. Se nós víssemos a Terra com as nossas técnicas atuais, seria razoável concluir que ele poderia ser muito quente para a vida.

Então aliens usando dispositivos de visualização semelhantes aos nossos telescópios atuais podem concluir que a terceira rocha está muito perto de seu sol e muito quente para ser habitável.

Por: Paul Seaburn
Em: 12 fev. 2016
Tradução: Visão & Consciência




Nenhum comentário:

Postar um comentário